Projetos de Extensão
Caro discente,
antes de entrar em contato com os professores que ofertam projetos de extensão leia com atenção o manual abaixo:
⇓
PROJETOS EM ANDAMENTO:
EGRESSOS GEOCONECT@DOS:
Coordenador:
Prof. Guilherme dos Santos Claudino.
Este projeto pretende acompanhar as trajetórias acadêmicas dos egressos, buscando colher dados que possam colaborar para o planejamento de potenciais parcerias estratégicas com centros de pesquisa e com outras IES, nacionais e internacionais, nas diferentes áreas do conhecimento. De forma geral, o público não-acadêmico (estudantes do ensino médio principalmente) tem dificuldade de compreender e apreender as profissões que serão escolhidas para ingresso no ensino superior, assim, este projeto de extensão busca, também, chegar neste público. Objetiva-se também alcançar a popularização da ciência através de encontros com egressos do curso de geografia, tendo como objetivo principal o fortalecimento da ciência através de formas inovadoras entre a academia e o mercado de trabalho.
Neste projeto, egressos e egressas do Bacharelado em Geografia da UFMS (FAENG) contam um pouco de sua história e experiência como profissional em geografia. Numa série de encontros conheceremos um pouco das possibilidades profissionais para o geógrafo com jovens egressos já colocados no mundo do trabalho.
Este projeto de extensão é uma inciativa do Curso de Geografia (FAENG) e conta com a coordenação do Prof. Guilherme dos Santos Claudino.
CAFÉ & CIÊNCIA
Coordenadora:
Profa. Dra. Maria Helena da Silva Andrade.
O conhecimento científico é pouco difundido e inúmeros trabalhos científicos apontam que a população em geral não compreende textos sobre ciência e que uma parcela significativa revelara ter pouco ou nenhum conhecimento sobre ciência. De forma geral, o público não-acadêmico tem dificuldade de compreender e apreender o conhecimento registrado na forma de textos originais, escritos sob a luz das normas técnicas por pesquisadores. Os objetivos deste projeto vão de encontro com a realidade aqui trazida, de maneira que possa haver possibilidade de compreensão por parte do cidadão comum e que, definitivamente, tal conhecimento possa ser incorporado pela sociedade. O presente projeto de extensão objetiva alcançar a popularização da Ciência através de encontros mensais fora das dependências da UFMS, ou seja, em cafeterias, bares e restaurantes a partir de parcerias pré-estabelecidas através de visitação a estes mesmos estabelecimentos. O projeto de extensão tem como objetivo principal a popularização da ciência através de formas inovadoras entre a academia e a sociedade em geral.
PROJETOS FINALIZADOS:
CONHECIMENTO VENCIDO? A FORÇA DA TECNOLOGIA
Coordenadora:
Profa. Dra. Vicentina Socorro da Anunciacao
O projeto busca promover a mobilização dos saberes e praticas docentes interdisciplinares com professores e alunos da educação básica II da rede estadual de ensino do município de Aquidauana-MS, promovendo estratégias de ações do fazer docente na conjuntura da pandemia COVID19. Enfatizando as mudanças sócio-espaciais e do conhecimento fruto da revolução 4.0 e impactos na força de trabalho, na escola, na educação frente convergência das tecnologias, das operações e informação. Além disso observar como esse contexto transforma a maneira como os bens são produzidos, as relações com o cliente e com os fornecedores, as relações e interações entre as pessoas bem como as relações e interações com as máquinas., relacionando com a conjutura atual.
A LENTE GEOGRÁFICA NO TERRITÓRIO DA PANDEMIA
Coordenadora:
Profa. Dra. Vicentina Socorro da Anunciacao
A pandemia da Covid-19 tem desencadeado impactos diretos no contexto do território internacional e nacional. A ciência geográfica sob a égide das suas estruturas sustentadas nos referencias teórico, metodológico e das categorias de análise sui generis que a constitui converge em um instrumento a serviço da sociedade atuando no entendimento da materialização da crise sanitária no território. Buscando contribuir com a formação em geografia dos alunos e de professores da rede pública de ensino dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Pará, esse projeto promoverá um diálogo envolvendo diferentes olhares, experiências e práticas geográficas sobre a pandemia. Através de aulas síncrona , converter-se -a numa oportunidade ímpar na vida de todos os atores sociais envolvidos no processo em compreender, a partir da teoria e prática, a relevância da ciência geográfica na intervenção, atuação e planejamento no território para compreender, resolver, amenizar os impactos da vulnerabilidade sócioeconômica e ambiental e aspectos da saúde dos atores sociais no contexto da pandemia COVID19.
Trilha virtual da aventura: Morro do Paxixi -Serra de Maracaju
Coordenadora:
Profa. Dra.Vicentina Socorro da Anunciacao
A paisagem constitui-se numa categoria de análise muito importante para a Geografia, nesse sentido, devem ser consideradas em suas inter-relações e conexões, dada à dinâmica do espaço geográfico.A paisagem conjuga o passado, o presente e nos aponta o futuro, em uma convivência de diferentes temporalidades que faz de cada uma delas única. Entendida como um produto social e histórico, ela retrata as sociedades que a construíram e a constroem. Sendo a paisagem um recorte do espaço geográfico constituindo temporalmente o espaço e as modificações culturais, a compreensão desse elemento tem papel de desenvolver no aluno um senso crítico e reflexivo. Levando em consideração o ano atípico de pandemia vivenciado, esse projeto busca intervir em sala de aula promovendo uma aula de campo virtual interagindo de forma lúdica em ambiente remoto, apropriando das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático e ferramenta pedagógica. Dessa forma, estabelecer um processo de construção de conhecimento geográfico, a partir da compreensão de como essa realidade é construída, percebida e vivenciada, na perspectiva do olhar crítico do aluno.
TRABALHANDO SABERES PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Coordenadora:
Profa. Dra.Vicentina Socorro da Anunciacao
O projeto busca trabalhar a importância do estudo e a compreensão da paisagem como ferramenta para a Educação Ambiental, com os alunos do 2º ano da Escola Estadual Cândido Mariano. Surge com vistas a promover uma reflexão crítica da conservação ambiental sob a ótica da observação da paisagem. Dessa forma, socializar a educação ambiental no cotidiano vivido potencializando a percepção dos atores sociais sobre a relação sociedade – natureza – sociedade. O tema justifica-se pelo fato de o município de Aquidauana estar inserido no bioma pantanal, assim trazer abordagens que valorizem as potencialidades locais, refletindo acerca da relação da Educação Ambiental e da Paisagem, na promoção e compreensão dos fatores que promovem a conservação ambiental. Nesse sentido, promover a mobilização dos saberes e praticas docentes interdisciplinares com professores e alunos da educação do ensino médio da rede estadual de ensino do município de Aquidauana-MS, promovendo estratégias de ações do fazer docente na conjuntura da pandemia COVID19.