Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes – LAMOTRIZ

logo

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – ELETROBRÁS e o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do convênio ECV-024/2004, visam desenvolver ações de conservação de energia elétrica no estado de Mato Grosso do Sul. O citado convênio refere-se a uma cooperação técnico-financeira para a implementação de um Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes, com fins didáticos, compreendendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, onde possam ser avaliados aspectos relacionados à Eficiência Energética em Consumidores Industriais.

O Laboratório com as Estações para Estudo de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes permite a simulação de diversas condições operativas de cargas utilizadas pela indústria, como:

demonstrando na prática os fenômenos eletromecânicos que ocorrem durante a operação destes sistemas e suas implicações no consumo de energia elétrica.

Cada uma das cargas é instalada em bancada de ensaio independentes umas das outras, formando um sistema de acionamento completo, composto por: quadro de medição; sistemas de automação e medição integrados, capazes de controlar automaticamente a execução, a coleta de dados e a emissão de relatórios.

O acionamento de cada uma das cargas é realizado por dois motores com três modos de partida que, acoplados à carga, permitem visualizar diversas formas de controles e operações de equipamentos industriais similares e de maior porte.

Cada módulo de carga será monitorado via supervisório onde poderão ser registrados os parâmetros elétricos (tensão, corrente, potência) e mecânicos (torque, rotação, vazão, velocidade). De posse dos resultados poderá ser definido quais as vantagens obtidas pelas melhores alternativas através da quantificação da redução de potência elétrica utilizada e conseqüentemente do potencial de economia financeira.

Todos essas simulações serão efetuadas em bancadas chamadas Estações de Simulação.