Atividades Realizadas

Quando já existir uma instalação que está em funcionamento é importante promover a realização de um diagnóstico energético. Essa análise baseia-se num levantamento pormenorizado de todo o sistema elétrico do cliente, a fim de apontar algumas medidas de racionalização da energia e de segurança para as pessoas identificadas no processo.

          O diagnóstico energético visa avaliar a eficientização do uso de energia. Para tanto, são realizadas as seguintes ações:

  • Levantamento de campo com medições instantâneas de grandezas elétricas para identificação de deficiências energéticas.

  • Levantamento da curva de carga característica das instalações através de registros em intervalos de tempo que podem variar de horas a semanas.

  • Análise do sistema tarifário adotado pela empresa nos últimos doze meses para verificação de possibilidades de melhor enquadramento.

  • Levantamento do estado de conservação e funcionamento dos equipamentos eletro-eletrônicos e sistemas de aterramento.

  • Análise do Fator de Potência da empresa, que, conforme os valores registrados, pode ocasionar cobrança de excesso de consumo de energia reativa na fatura de energia elétrica e prejudicar o funcionamento das instalações.

          Conforme regem as principais normas pertinentes as instalações elétricas, NBR 5410/2004 – “Instalações Elétricas em Baixa Tensão” e NBR 5419/2005 – “Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas”, na concepção de uma obra é necessário o cumprimento de diversos critérios para garantir o funcionamento adequado e seguro de suas instalações.

          Se ainda não existir nenhuma instalação elétrica, na realização de um projeto elétrico, é importante elaborar estudos para avaliar qual a opção mais conveniente, ressaltando-se os itens de segurança e economia.

          A proposta de estudos para engenharia básica baseia-se no desenvolvimento de solução de engenharia para as seguintes situações.

          1.   Gerenciamento econômico de energia baseado em Curvas de Cargas estimadas da empresa.

          1.1.   Estudo de aplicação da tarifação Horo-sazonal.

          1.2.   Estudo econômico de aplicação de Grupo Motor-Gerador a diesel no horário de ponta.

          1.3.   Definição de demandas para contrato com a concessionária de energia.

          2.    Avaliação do comportamento do Fator de Potencia da instalação em consonância com a Resolução nº 456 da ANEEL, de 30 de novembro de 2001, que regula o uso de energia reativa.

          2.1.   Análise do Fator de Potência Médio Mensal.

          2.2.   Análise do Fator de Potência Horário.

          2.3.   Calculo econômico da aplicação de capacitores.

          2.4.   Definição de premissas básicas para projeto das soluções propostas e especificação técnica dessas soluções.

          3.   Estudo técnico-econômico de dimensionamento dos circuitos, considerando-se os critérios estabelecidos em norma (Capacidade de condução de corrente, limites de queda de tensão, capacidade de condução de corrente de curto circuito por tempo limitado) e o tipo de isolamento de cabos.

          4.   Definição das premissas básicas para a utilização de iluminação mais eficiente.

          5.   Análise técnico-econômica do uso de motores de alto rendimento.

          6.   Estudo de compatibilidade eletromagnética visando a:

         6.1.  Adequabilidade do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas(SPDA) em edificações com os aterramentos de 60 Hz e dos equipamentos eletronicamente sensíveis.

          6.2.   Aplicação de protetores contra surtos no sistema elétrico, na linha telefônica e nos equipamentos.

          7.   Acompanhamento e orientação técnica na aplicação dos estudos propostos.

          *Todos os trabalhos descritos são realizados por uma equipe de engenheiros eletricistas devidamente qualificados.