VENTILADORES CENTRÍFUGOS
O sistema de carga é um ventilador centrífugo com capacidade para ser acionado por motor de 1,5 CV.
Este ventilador é acoplado a um duto de ar de seção quadrada.
Os motores, convencional e de alto-rendimento, têm a possibilidade de serem alternado no ventilador através de acoplamento direto com luva elástica.
No duto de ar é instalado um damper elétrico, controlado pelo Controlador Lógico Programável (CLP), permitindo o controle da vazão de ar via software supervisório.
Um transdutor de vazão e velocidade de ar instalado no duto de ar, após os ventiladores, permite a verificação deste parâmetro e a atuação do damper visando diminuir, aumentar ou mesmo bloquear esta saída, sendo todas estas ações visualizadas e acionadas via software supervisório.
Ensaios básicos para a Estação de Simulação – Ventiladores Centrífugos A Estação do Ventilador Centrífugo permite os seguintes ensaios/estudos:
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Estudo da eficiência energética dos motores para variações de carga entre 0 a 120%;
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Estudo da eficiência energética dos motores em função da variação da vazão de ar (abertura do damper);
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Estudo de eficiência energética dos motores em função da utilização de inversores de freqüência, através da variação de velocidade do conjunto motor-ventilador;
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Comparação entre as grandezas elétricas e mecânicas considerando as partidas direta, suave (Soft-Starter) e Inversor de Freqüência em função da variação da vazão do ar;
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Levantamento das curvas de todos os parâmetros elétricos e mecânicos monitorados em função do tempo de funcionamento do conjunto motor-ventilador;
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Comparação de consumo de energia por volume comprimido.
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