Identificação e Concepção do Curso Eletrotécnica Industrial
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Denominação do Curso: ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL – TECNOLÓGICO Código E-mec: 1111968 Habilitação: Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial Grau Acadêmico Conferido: Tecnologia Modalidade de Ensino: Presencial Regime de Matrícula: Semestral Tempo de Duração (em semestres): Proposto para Integralização Curricular: 7 Semestres Mínimo CNE: 7 Semestres Máximo UFMS: 10 Semestres Carga Horária Mínima (em horas): Mínima CNE: 2400 Horas Mínima UFMS: 2516 Horas Número de Vagas Ofertadas por Ingresso: 50 vagas Número de Entradas: 1 Turno de Funcionamento: Noturno, Sábado pela manhã e Sábado à tarde Local (Endereço) de Funcionamento: Unidade Setorial Acadêmica de Lotação: FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA Endereço da Unidade Setorial Acadêmica de Lotação do Curso: Av. Costa e Silva, s/n – Cidade Universitária, Campo Grande – MS, 79070-900, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Forma de ingresso: Atualizar o item sobre o ingresso: As formas de ingresso são regidas pela Resolução Coeg nº 269 de 1º de agosto de 2013, (Capítulo IV – Art.18 e Art. 19). I portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente que tenham sido classificados em processo seletivo específico; II – acadêmicos regulares, por transferência para cursos afins, mediante existência de vagas e por meio de processo seletivo; III acadêmicos regulares, por transferência compulsória para cursos afins, mediante comprovação de atendimento à legislação específica; IV – portadores de diploma de curso de graduação, mediante existência de vagas e por meio de processo seletivo; V – acadêmicos regulares de outras instituições, mediante convênios ou outros instrumentos jurídicos de mesma natureza, com instituições nacionais ou internacionais; VI – portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, mediante convênios ou outros instrumentos jurídicos de mesma natureza firmados com outros países; VII – acadêmicos da Universidade, por movimentação interna entre cursos, mediante existência de vagas e por meio de processo seletivo; VIII acadêmicos da Universidade, por permuta interna entre cursos afins, desde que satisfaçam os requisitos definidos em norma específica; e IX – portadores de diploma de curso de graduação, para complementação de estudos para fins de revalidação de diploma, desde que satisfaçam os requisitos definidos em norma específica.
CONCEPÇÃO DO CURSO
DIMENSÕES FORMATIVAS
A estrutura disciplinar do curso, objetiva três elementos fundamentais para o entendimento teórico-metodológico do Curso Superior de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial. Em primeiro lugar, enfatiza-se o conjunto de experiências de aprendizado. Entende-se, portanto, que Currículo vai muito além das atividades convencionais de sala de aula e devem considerar atividades complementares, tais como iniciação científica e tecnológica, programas acadêmicos amplos, a exemplo do Programa de Educação Tutorial – PET, programas de extensão universitária, visitas técnicas, eventos científicos, além de atividades culturais, políticas e sociais, dentre outras, desenvolvidas pelos alunos durante o curso de graduação. Essas atividades complementares visam ampliar os horizontes de uma formação profissional, proporcionando uma formação sociocultural mais abrangente. Em segundo lugar, explicitando o conceito de processo participativo, entende-se que o aprendizado só se consolida se o estudante desempenhar um papel ativo de construir o seu próprio conhecimento e experiência, com orientação e participação do professor. Finalmente, o conceito de programa de estudos coerentemente integrado se fundamenta na necessidade de facilitar a compreensão totalizante do conhecimento pelo estudante. Nesta proposta de Diretrizes Curriculares, abre-se a possibilidade de novas formas de estruturação dos cursos. Ao lado da tradicional estrutura de matérias desmembradas em disciplinas organizadas através de grade curricular, abre-se a possibilidade da implantação de experiências inovadoras de organização curricular, como por exemplo, o sistema modular, as quais permitirão a renovação do sistema nacional de ensino. Pode-se ainda, resumidamente, destacar como principais princípios de elaboração das disciplinas e atividades que compõem este Projeto Pedagógico, a possibilidade de uma formação generalista, mas com a possibilidade de ênfases, consideradas como aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas sem perda da formação geral, o provimento de uma formação básica sólida, principalmente em Matemática, Física e nas disciplinas da Tecnologia, em especial, de Eletrotécnica Industrial, a formação de uma atitude adequada perante problemas práticos, além de destacar a importância da responsabilidade social e ambiental do Tecnólogo.
TÉCNICA
O currículo do Curso Superior de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial é constituído por um conjunto de atividades acadêmicas, distribuídas nas seguintes categorias: – Formação Básica – Formação Tecnológica – Formação Humanística – Núcleo de Disciplinas Complementares Optativas – Núcleo de Atividades Práticas. Atividades práticas obrigatórias, correspondentes ao estágio supervisionado e às atividades complementares; atividades extraclasse, consideradas relevantes para a formação do acadêmico. O estudante, em sua matrícula inicial, será inscrito em todas as atividades Acadêmicas obrigatórias previstas no primeiro semestre do curso. As matrículas subsequentes deverão ser renovadas anualmente pelo estudante, conforme o Calendário Acadêmico para os cursos de graduação, presenciais, da UFMS. O Curso prevê uma carga horária mínima de 2.516horas, dentre as quais se inserem 136 horas de atividades complementares e 136 horas de disciplinas optativas, e mais 102 horas de Estágio Supervisionado. Centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos. Organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota e, em conformidade a Portaria Nº 4.059 de 10/12/2004, poderão ser ofertadas disciplinas do currículo na modalidade semipresencial, integral ou parcialmente, desde que não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso, mantido os duzentos dias letivos (Art. 47 da Lei Nº 9.394/1996). As disciplinas na modalidade semipresencial serão desenvolvidas por meio de atividades de tutoria utilizando métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporam o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação. A tutoria será realizada por docentes qualificados para esta modalidade, com carga horária específica para os momentos presenciais e os momentos a distância. As avaliações das disciplinas ofertadas nesta modalidade serão presenciais.
POLÍTICA
A dimensão política tem por objetivo discutir e compreender as relações de poder, de natureza ideológica, que regulam o ambiente social e o ambiente de trabalho. Diz respeito à compreensão dos processos de exploração, dominação e subordinação que se estabelecem no convívio social, na ética e as diferentes formas de manipulação para a consecução dos objetivos de classe e da sociedade como um todo. No curso de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial, existe uma disciplina obrigatória na área de Formação Política, denominada Empreendedorismo. Outras disciplinas dessa área correspondem a disciplinas optativas do curso, com destaque para as disciplinas Educação, Cidadania e Direitos Humanos, e Educação das Relações Étnico-raciais. Os acadêmicos podem, também, exercitar atividades políticas participando de eleições de Representantes Discentes, para o Colegiado e comissões, e participando de reuniões do Centro Acadêmico do curso.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
O desenvolvimento do acadêmico deve compreender uma boa formação básica, interligada às disciplinas de formação profissional e específica, desenvolvimento de atividades práticas nas disciplinas, para que os alunos tenham oportunidade de aprender fazendo, capacitação dos alunos a resolverem problemas reais através do domínio de conhecimentos profissionalizantes e específicos, e proporcionar atividades acadêmicas que permitam o desenvolvimento de trabalhos e projetos interdisciplinares em equipe e a integração dos conhecimentos do Curso. Além disso, outras atividades são importantes, como o estímulo à interação dos discentes com a indústria e outras instituições de ensino, através de projetos de pesquisa e extensão, estágios e outras atividades acadêmicas, e o questionamento de ideias inovadoras de modo a formar e motivar novos empreendedores.
CULTURAL
A cultura é um agente essencial para a identificação pessoal, social e comportamental do ser humano. O projeto pedagógico do curso pretende incentivara participação em atividades culturais e artísticas que estimulem a exploração e expansão das potencialidades dos estudantes, oferecendo oportunidades aos acadêmicos de terem contato com outros aspectos da cultura que não sejam aqueles já explorados no âmbito do seu curso. Ações culturais diversas ocorrem no âmbito da UFMS e da região, promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece/RTR), pelo projeto Movimento Concerto, pela Casa da Ciência e Cultura, pelo Clube de Astronomia Carl Sagan e pelos diversos grupos Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMS. Tais ações são amplamente divulgadas entre os alunos do curso. Além disso, a Coordenadoria de Cultura da Proece/RTR promove o projeto Mais Cultura UFMS com o objetivo de expandir o diálogo sobre a produção cultural da Universidade e da comunidade local, além de fomentá-la, através da realização de ações que enriqueçam e favoreçam a formação cultural dos acadêmicos ao longo de todo o período letivo. Estas ações envolvem concertos de música erudita, recitais, shows de bandas de rock e MPB, espetáculos de danças, peças teatrais, projeção de filmes, mostras de documentários, exposições de obras plásticas, fotografias e maquetes, oficinas de quadrinhos, debates, etc. A Semana Mais Cultura na UFMS é um evento realizado no âmbito desse projeto, em que cerca de uma centena de ações culturais e artísticas são promovidas durante uma semana na universidade.
ÉTICA
A formação ética do acadêmico envolve conhecer e respeitar os princípios Éticos que regem a sociedade. Os acadêmicos do curso são incentivados a respeitar os princípios éticos, éter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. Além disso, espera-se que o acadêmico possa desenvolver soluções, ferramentas e processos coerentes com valores éticos e de interesse social, e que também busquem o bem-estar do homem e o avanço tecnológico, propiciado por discussões de questões éticas, para prover o profissional dos limites no desenvolvimento e no uso das tecnologias.
SOCIAL
O desenvolvimento de competências nos acadêmicos do curso na dimensão social é de extrema importância para o convívio em uma sociedade democrática, bem como para o desenvolvimento das atividades profissionais, as quais, em sua grande maioria, se desenvolvem em equipes e em ambientes multidisciplinares. Os acadêmicos do curso devem conhecer e respeitar os princípios que regem a sociedade, tendo uma visão humanística, crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade e sem causar danos. Neste aspecto, o curso busca em todas as disciplinas e atividades desenvolver competências tais como: iniciativa, curiosidade pelo novo, perseverança, organização, concentração, capacidade de ouvir o outro, capacidade de se expressar de forma construtiva, respeito a diversidade, preservação do espaço coletivo, objetividade, cumprimento de regras, capacidade de ouvir críticas, capacidade de autoavaliar sua participação no grupo e autocontrole.
ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES
A estrutura curricular do curso foi elaborada de forma a valorizar a interdisciplinaridade, permitindo aos alunos a aquisição de conhecimentos que, no decorrer do curso irão se acumulando, completando e aperfeiçoando, de maneira a formar um profissional capaz de estabelecer conexões entre os saberes. Os conteúdos de outros campos do conhecimento serão incorporados ao curso de modo a garantir a formação plena do aluno. Neste sentido se farão presentes noções de educação ambiental, formação histórica afro-brasileira, indígena, étnicorracial, cultura e ambiente, linguagens de sinais, saúde e sociedade, direitos humanos, dentre outros.
ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAÇÃO DAS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES
O Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado de Curso são as instâncias institucionalizadas onde as estratégias são discutidas em reuniões ordinárias e extraordinárias. A integração das diferentes componentes curriculares do curso é incentivada, inicialmente, por meio da resolução de problemas que envolvam conhecimentos multidisciplinares. Em todas as componentes curriculares, de todos os eixos de formação, é possível a incorporação, em tarefas e trabalhos práticos, de conhecimentos de disciplinas já cursadas ou cursadas concomitantemente pelo acadêmico. Cabe aos professores das disciplinas e membros do NDE e/ou Colegiado o consenso para formulação, adequação e avaliação destas tarefas e trabalhos. Desenvolve-se também através das atividades de extensão e pesquisa, que interligam as disciplinas, sendo os conteúdos curriculares desenvolvidos a partir de uma abordagem centrada em problemas e temáticas.
PERFIL DESEJADO DO EGRESSO
O Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial deverá estar apto ao planejamento, gerenciamento, supervisão e manutenção de máquinas e dispositivos eletromecânicos em linhas de produção; controle de qualidade da produção de equipamentos e dispositivos eletromecânicos e de eletrônica de potência; gestão de processos de sistemas elétricos, qualidade e confiabilidade do sistema de produção, comercialização de produtos elétricos, utilização de materiais, equipamentos eletromecânicos e procedimentos de segurança, aliados à consciência ambiental. O perfil do Tecnólogo em Eletrotécnica contemplará duas linhas de formação básicas: Pessoal: características genéricas desejáveis de um bom profissional, independente da sua área de atuação; Técnica: características necessárias para a formação tecnológica de um profissional com atuação na área de Eletrotécnica Industrial.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
A qualificação profissional dos acadêmicos que, no decorrer do curso, têm a oportunidade de desenvolver as seguintes habilidades: conhecimentos sobre máquinas, equipamentos elétricos industriais, dispositivos eletromecânicos e de eletrônica de potência, e procedimentos de segurança; aptidão para planejar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar projetos de instalação e/ou manutenção elétrica; uso racional de fontes de energia, aliado à consciência ambiental; capacidade de articular teoria e prática; e facilidade de adequação às mudanças tecnológicas. A partir do currículo estruturado nas bases do conhecimento científico, tecnológico e de gestão, espera-se que desenvolva as seguintes competências e habilidades: Capacidade de planejamento; Enfoque sistêmico; Visão próativa (criatividade, iniciativa, participação, sinergia); Rapidez de ação; Espírito inquisitivo; Liderança; Capacidade de relacionamento interpessoal; Capacidade de compreensão/análise/síntese; Responsabilidade; Empreendedorismo; Facilidade de comunicação; Controle emocional; Ética; Senso crítico; Aproveitamento global; Raciocínio lógico; Senso de organização; Respeito ao ambiente; Capacidade de articular a teoria e a prática; Adequação às mudanças tecnológicas; Capacidade de planejar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar projetos de instalação e/ou manutenção elétrica; Aquisição de conhecimento sobre máquinas e equipamentos elétricos industriais; Competência para prestar apoio técnico na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos da área elétrica; Uso racional de fontes de energia.
OBJETIVOS
As finalidades e objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial, explicitadas no seu Projeto Político-Pedagógico, guardam coerência com a missão e a visão do Colegiado de Curso. A Finalidade do Colegiado de Curso: “Coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão buscando a excelência, com visão crítica e criativa, contribuindo para o atendimento das necessidades da sociedade e seu desenvolvimento sustentável, pautado nos princípios da ética profissional”. O Curso tem por finalidade contribuir para o atendimento às demandas da sociedade em sua área de atuação, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país. Para o cumprimento de sua finalidade, o curso referencia-se na qualidade que pretende imprimir à sua atividade formadora, com visão crítica e criativa, calcado na ética profissional, tendo como meta alcançar a excelência em nível nacional na formação de profissionais tecnólogos em Eletrotécnica Industrial. O Curso Superior de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial, com três anos e meio de duração, visa à formação acadêmica de profissionais aptos para o desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas inerentes ao setor de energia, intervindo nos processos produtivos de manutenção e instalação de sistemas eletromecânicos e dimensionamento de circuitos elétricos. De modo mais específico pode-se considerar como objetivo geral do Curso formar um profissional na área de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial, possibilitando-lhe um perfil inovador e próativo, embasado em conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, adaptável às crescentes mudanças sociais e evoluções tecnológicas. Dentre os objetivos específicos estão à contribuição para a formação técnica e pessoal do discente, visando à geração de soluções que colaborem para a evolução da sociedade, o estimulo a uma atitude próativa do aluno na busca do conhecimento e nas relações interpessoais, de modo a facilitar sua inserção e evolução técnica no mercado de trabalho, o oferecimento de boa formação básica interligada às disciplinas de formação profissional e específica, desenvolvimento de atividades práticas nas disciplinas, para que os alunos tenham oportunidade de aprender fazendo, capacitação dos alunos a resolverem problemas reais através do domínio de conhecimentos profissionalizantes e específicos, e proporcionar atividades acadêmicas que permitam o desenvolvimento de trabalhos e projetos interdisciplinares em equipe e a integração dos conhecimentos do Curso. Além destes objetivos, destacam-se como tarefas importantes, o estímulo à interação dos docentes e discentes com a indústria e outras instituições de ensino, através de projetos de pesquisa e extensão, estágios e outras atividades acadêmicas, e o questionamento de ideias inovadoras de modo a formar e motivar novos empreendedores.
METODOLOGIAS DE ENSINO
Os diversos aspectos da formação que se deseja oferecer ao egresso do curso são contemplados através de um conjunto de disciplinas e outras atividades, tendo em mente o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para um profissional com o perfil desejado do egresso. A formação do acadêmico é orientada por um conjunto de normas e procedimentos que definem um modelo único de sistema de ensino, acompanhamento e avaliação de desempenho para toda a instituição. Esse conjunto de normas e procedimentos padrões encontra-se no Regimento Geral da UFMS e no Regulamento Geral dos Cursos de Graduação Presenciais da UFMS. Os professores utilizam metodologias que permitem a aceleração do processo ensino-aprendizagem, contando com o apoio de tecnologias da informação e comunicação, sem desprezar exposições de conteúdo, sempre que necessário. Adicionalmente, prevê-se que até 20% da carga horária total das disciplinas integrantes do currículo pode ser ofertada por disciplinas que utilizem a modalidade semipresencial de forma integral ou parcial, conforme a Portaria nº 1134 de10 de outubro de 2016 do Ministério da Educação. As diferentes atividades desenvolvidas e propostas pelos docentes contemplam as particularidades dos estudantes, principalmente dos estudantes com necessidade de atendimento especial e/ou diferenciado (conforme descrito na Seção8.2), e promovem a autonomia de aprendizado do discente, a interdisciplinaridade e flexibilidade curricular, a articulação teoria-prática e a integração ensino-pesquisa e graduação-pós-graduação. Também favorecem a formação integral, crítica e construtiva do aluno, possibilitando-o a ser um profissional ético e consciente e também um cidadão integrado à realidade social em que vive. Outras habilidades desenvolvidas são: concentração, raciocínio abstrato, planejamento, trabalho em grupo, criatividade, reflexão, avaliação crítica, capacidade de investigação científica e capacidade de expressão oral e escrita. Diversas metodologias de ensino, atividades e recursos são utilizados (de forma isolada ou em conjunto), de acordo comas aptidões a serem desenvolvidas nos acadêmicos, objetivando estabelecer um ambiente propício à aprendizagem. Dentre elas, destacam-se: Aulas expositivas (quando pertinente, apoiadas por equipamentos audiovisuais); Aulas com atividades individuais ou em grupo; Aulas práticas em laboratórios; Projetos individuais ou em grupo; Estudos dirigidos individuais ou em grupo; Apresentação de seminários pelos alunos; Grupos de discussão e debates; Estudos de caso; Leitura de artigos técnicos e científicos; Elaboração de textos, relatórios, monografias e artigos científicos; Atendimento extra-classe pelos professores; Atendimento extra-classe por monitores de ensino; Realização de pesquisa bibliográfica (em livros e artigos de conferências e periódicos) na biblioteca da instituição e em recursos disponíveis através da Internet (como o Portal CAPES); Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas (como o Moodle, entre outros); Realização de estágios obrigatório e não obrigatório; Realização de atividades complementares; Participação em monitorias de ensino (com o aluno atuando como agente difusor do conhecimento); Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, sob orientação de docentes do curso; Participação em programas de Iniciação Científica; Participação em grupo PET; Participação em eventos técnicos e/ou científicos (como palestras, seminários, jornadas, minicursos, entre outros); Participação em Empresa Júnior; Participação em programas de mobilidade acadêmica nacional e internacional; Participação na organização de eventos técnicos e/ou científicos locais; Participação em cursos de línguas estrangeiras (oferecidos pela UFMS); Participação em eventos culturais; Participação em atividades de extensão de caráter social e comunitário; e Divulgação de órgãos e sociedades organizadas da área.
AVALIAÇÃO
Os processos avaliativos serão desenvolvidos para que o Colegiado de Curso e os docentes do curso possam acompanhar cada estudante e orientá-lo para que tenha sucesso no curso. Nesta concepção, a avaliação é um momento pedagógico e somente é útil se os estudantes dela se apropriarem para corrigirem hábitos de estudo e aprofundarem pontos nos quais apresentam mais dificuldade. A Resolução COEG nº 269, de 1º de agosto de 2013, aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação Presenciais da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nessa resolução, o Capítulo XVI trata da avaliação acadêmica nas disciplinas, cujas normas nortearão o sistema de avaliação da aprendizagem no Curso de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial.