Construção de Edifício
O tecnólogo em Construção de Edifícios atua no gerenciamento, planejamento e execução de obras de edifícios. Ele é o profissional que orienta, fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de todas as etapas deste processo, incluindo desde o planejamento e acompanhamento de cronogramas físico-financeiros, até o gerenciamento de resíduos das obras, objetivando, em todas estas etapas, segurança, otimização de recursos e respeito ao meio ambiente. Atua também na restauração e manutenção de edificações, comercialização e logística de materiais de construção.
Acompanha o reconhecimento topográfico do terreno e conduz as movimentações de terra e o assentamento das camadas de pavimentação. Pode dedicar-se às instalações hidráulicas em obras de saneamento, determinando as escavações, a colocação das tubulações de água e esgoto e o aterro das valas. Além disso, ele também estuda e implementa novas tecnologias ou pode se especializar em determinado tipo de material, como o concreto.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
O Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios da UFMS tem por objetivo incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos; incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços; propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação; adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos; garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.
PERFIL DESEJADO DO EGRESSO:
O Tecnólogo formado no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios da UFMS deverá atender plenamente aos objetivos listados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Atua no gerenciamento, planejamento e execução de obras de edifícios. É o profissional que orienta, fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de todas as etapas deste processo, incluindo desde o planejamento e acompanhamento de cronogramas físico-financeiros, até o gerenciamento de resíduos das obras, objetivando, em todas as etapas, segurança, otimização de recursos e respeito ao meio ambiente. Atua também na restauração e manutenção de edifícios, comercialização logística de materiais de construção.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Competirá ainda aos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios:
– elaboração de orçamento;
– condução de trabalho técnico;
– execução de obra e serviço técnico;
– fiscalização de obra e serviço técnico;
– produção técnica especializada;
– vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
– desempenho de cargo e função técnica;
– ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica e extensão, e
– Tecnólogo poderá responsabilizar-se, tecnicamente, por pessoa jurídica, desde que o objetivo social desta seja compatível com suas atribuições.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
1 CURSO: Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios.
2 MODALIDADE DO CURSO: Tecnólogo
3 HABILITAÇÃO: de acordo com o disposto nas Resoluções 218/73 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA.
4 TÍTULO ACADÊMICO CONFERIDO: Tecnólogo em Construção de Edifícios.
5 MODALIDADE DE ENSINO: Presencial.
6 REGIME DE MATRÍCULA: Sistema Semestral de Matrícula por disciplina.
7 TEMPO DE DURAÇÃO: a) Mínimo CNE: 6 semestres; b)
Máximo CNE: indefinido; c) Mínimo UFMS: 7 semestres d)
Máximo UFMS: 10 semestres.
8 CARGA HORÁRIA: a) CNE: 2.400 horas; b) 2.634 horas aula.
9 NÚMERO DE VAGAS: 50 vagas anuais em uma única entrada.
10 NÚMERO DE TURMAS: uma turma por entrada.
11 TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno de segunda a sexta-feira e aos sábados.
12 LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Faeng em Campo Grande/MS.
13 FORMAS DE INGRESSO: O ingresso ocorre mediante classificação no Exame Nacional do Ensino Médio. As solicitações de transferência de outras IES e aos portadores de diploma de curso de graduação em nível superior de área afim, condiciona-se a existência de vaga, e transferências compulsórias previstas em lei.
Informações do Curso