Período:
Modalidade de Ensino:
Número de Vagas:
Mais Informações:
Forma de ingresso:
O ingresso ocorre mediante classificação no Exame Nacional do Ensino Médio. As solicitações de transferência de outras IES e aos portadores de diploma de curso de graduação em nível superior de área afim, condiciona-se a existência de vaga, e transferências compulsórias previstas em lei.
Objetivos do Curso:
Promover sólida formação científica e profissional, capacitando o engenheiro a realizar, entre outras funções, o planejamento e o controle da produção, controle e gestão de custos, pesquisa operacional, bem como o controle de qualidade dos processos produtivos.
Profissão:
A Engenharia de produção é o setor da engenharia que trata de projetar e implementar linhas de produção que possibilitem uma boa eficiência e baixos custos nos processos de produção.
É peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia e engenharia, preparando-o para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização, define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade.
Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Este profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho. Há diversos cursos que permitem ingressar nesta carreira como tecnólogo.
Atividades inerentes:
Áreas de Atuação e Exercício Profissional:
O engenheiro de produção pode atuar no desenvolvimento organizacional da empresa, analisando e definindo a estrutura da organização. Além disso, pode trabalhar gerenciando a vida financeira da empresa, seus custos e as aplicações de seus recursos.
Outro campo de atuação para o engenheiro de produção é a Engenharia do Trabalho. Nesse caso o engenheiro é responsável por gerenciar os recursos humanos necessários para a produção, seja na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. Para isso, avalia os custos, os prazos de entrega determinados e as condições e possibilidades de executar o pedido.
Este engenheiro pode atuar somente com o planejamento e controle da produção, implantando e administrando os processos de produção, selecionando matéria-prima, acompanhando o controle de qualidade e gerenciando operações logísticas ligadas aos processos produtivos, como armazenagem e distribuição.
Perfil desejado para ingresso:
Formação:
Bacharel em Engenharia de Produção