Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo – LEX

Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo – LEX

 

 

Com mais de 15 anos de atuação, o Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo (Lex) é coordenado pelo professor José Alberto Ventura, conta ainda com os professores Helena Rodi e Rodrigo Mendes. Com eles abrange todo o espectro em que se estrutura o campo da Arquitetura e Urbanismo, a saber, as áreas de Projeto, Teoria e Tecnologia. Tem por objetivo completar o ciclo de aprendizado dos alunos com atividades práticas orientadas a demandas reais.

O laboratório atua nas três frentes que compõe a universidade pública: ensino, pesquisa e extensão. Na primeira desenvolve Projetos de Ensino de Graduação, onde é abordada a metodologia do ensino de projeto de Arquitetura e Urbanismo

Nos três eixos que o organizam, o Lex tem em sua equipe alunos de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo que desenvolvem atividades ligadas aos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão conduzidos pelo laboratório.

@lex.ufms

Sob coordenação do Professor Rodrigo Mendes o Lex abriga o grupo Lex – Paisagens Fluviais. Nele também são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Através da Cooperação Acadêmica FAENG-UFMS/FAU-USP, o Lex – Paisagens Fluviais participa de uma rede internacional de universidades articuladas em torno do Laboratório de Projeto (LABPROJ) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, especificamente do Grupo Metrópole Fluvial, cujo foco é o resgate das orlas fluviais urbanas como logradouros primordiais das cidades. A ideia é pensar o ambiente construído a partir das infraestruturas, também azuis e verdes, articulando questões de saneamento básico, serviços ecossistêmicos e ambientais, com vistas à regeneração ambiental e à adaptação às mudanças climáticas. As águas e os rios assumem papel estruturador no desenho das cidades, da paisagem e do ambiente construído, a fim de tornar os assentamentos humanos mais resilientes e promover a justiça social, ambiental e climática. Assim, o Lex – Paisagens Fluviais desenvolve uma abordagem transdisciplinar que tem na bacia hidrográfica sua unidade de planejamento e de formulação de políticas públicas.

As pesquisas e os trabalhos desenvolvidos pelo o Lex – Paisagens Fluviais têm recebido prêmios e circulado dentro e fora do Brasil.

 

artigos / textos:

porto murtinho/ms – cidade canal: um metaprojeto para as cidades-gêmeas | fundação perseu abramo e n-1 edições

you shall see no country | workshop manaus fluvial city 2025

porto murtinho (ms) – cidade canal | revista da pós fau usp

porto murtinho: ejes este-oeste y norte-sur | cultura proyectual 2024 universidad de chile

mato grosso do sul: paisagem e energia | cadernos proarq ufrj

transposições aquíferas | icht 2021 université de lyon

a rila, porto murtinho e seu patrimônio cultural | interações ucdb

 

mídia:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato
@lex.ufms