Canteiro Experimental


Sobre canteiros experimentais:

A prática em um canteiro experimental transcende a ideia de “saber fazer”, pois possui uma abordagem pedagógica que incita a invenção, a criatividade, no sentido de aprimorar as técnicas construtivas através do contato direto com as especificidades de cada um dos materiais aplicados e, além disso, o processo estimula um exercício coletivo de construção arquitetônica (PISANI et. al,2007). Ronconi (2002) define que um canteiro experimental deverá estimular o exercício da síntese, onde se possa “aprender o tempo de construir”, com o empenho de produzir uma arquitetura do cotidiano, sem redução da sua qualidade construtiva.

O canteiro experimental da UFMS

O Canteiro Experimental é um laboratório que busca recuperar o “fazer” como uma das formas de aprendizagem. Está aberto para professores e alunos da FAENG/UFMS para as práticas de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Canteiro é um espaço oportuno para exercitar inovações, de fazer a ponte entre o projetado e o construído e de disseminar conhecimentos acumulados. Para isso, conta com um espaço edificado com sala de reuniões, abrigo de equipamentos e ferramentas, sala de estudos e uma área externa para as práticas.