Engenharia Ambiental

História

As experiências positivas com os Cursos de Pós – Graduação serviram de estímulo para que docentes do antigo Departamento de Hidráulica e Transportes do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (DHT/CCET), liderados pelo Professor Doutor Carlos Nobuyoshi Ide, promovessem a implantação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no primeiro semestre de 2000 (Resolução COEPE no. 233, de 23/12/1999), sendo que ingressaram no Curso 40 alunos no vestibular de 2000.

Ao longo do ano de 2000 foi possível avaliar-se a aceitação da estrutura curricular do Curso por parte de docentes e acadêmicos, sendo que, já no início do ano letivo de 2000, alguns professores passaram a fazer críticas relativas a cargas horárias e ementas de disciplinas da primeira série. Tais críticas se repetiram no início do ano letivo de 2001, relativas a disciplinas da primeira e segunda séries. Os membros (na época) do colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, empossado em dezembro de 2000 – Profa. Sônia Corina Hess (Presidente – DHT/CCET), Prof. Celso Cardoso(Membro – DMT/CCET), Prof. Dary Werneck da Costa (Membro – DEC/CCET), Prof. Kennedy Francis Roche (Membro – DHT/CCET), Prof. Rudel E. Trindade Júnior (Membro – DHT/CCET), e a Representante dos Alunos, a discente Lizany Lechner da Silva – preocupados com as referidas críticas e com o processo de reconhecimento do Curso junto ao MEC, teve a iniciativa de verificar a situação da Estrutura Curricular do mesmo, relativa à legislação vigente na época. Assim sendo, constatou-se que havia a necessidade de efetuar-se mudanças na Estrutura Curricular a fim de ajustar-se o Curso de Engenharia Ambiental/CCET à RESOLUÇÃO/MEC NO. 48/76 e à PORTARIA/MEC NO. 1693. Além disso, a reformulação também contemplou o anteprojeto de resolução que estabelecia as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia. A estrutura curricular, resultante daqueles estudos, foi então aprovada na Câmara de Ensino (CAEN/UFMS), em 30/05/2001(Resolução CAEN No 175).

No ano de 2002, através da RESOLUÇÃO N° 10, de 25/10/2002, o então colegiado do curso em Engenharia Ambiental da UFMS alterou a estrutura do Curso, enquadrando-se às exigências da Resolução CNE/CES No 11, de 11/03/2002 e, também ao Parecer do CES No 1.362/2001.

 


Informações do Curso