Avaliação de Disciplinas 2025-02 é aberta para professores e estudantes
Até 14 de novembro, professores e estudantes de cursos de graduação presenciais e a distância, mestrado, doutorado, especializações, MBA e residências podem realizar a Avaliação de Disciplinas do segundo semestre de 2025. A participação deve ser enviada de forma ética e respeitosa, por meio do Sistema da Avaliação Institucional, com acesso pelo Passaporte UFMS.
A presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Jacyara de Souza, explica que a participação na Avaliação de Disciplinas é a principal oportunidade para que estudantes e professores contribuam diretamente com o aprimoramento da Universidade. “Quando a comunidade avalia, está nos ajudando a entender melhor o que está funcionando bem e o que pode ser ajustado. Esses dados orientam decisões importantes, como a revisão de conteúdos, a formação docente e até melhorias na infraestrutura. É um processo que depende voz de estudantes e professores para ser efetivo. Quanto mais pessoas participam, mais fiel e útil se torna esse ‘retrato’ da nossa realidade acadêmica”, destaca.
Entre os tópicos avaliados pelos estudantes estão a forma em que as disciplinas foram organizadas, a clareza e a relevância dos conteúdos ministrados, a didática dos docentes, os recursos utilizados e as avaliações propostas. Já os professores avaliam as condições oferecidas para o desenvolvimento da disciplina, o envolvimento dos estudantes e também fazem uma autoavaliação do próprio desempenho. “Esse exercício de escuta e autorreflexão é essencial para fortalecer o compromisso com a qualidade do ensino e com o crescimento coletivo”, pontua Jacyara.
As avaliações são feitas de maneira voluntária e anônima. “Cada comentário é lido com atenção e pode gerar mudanças reais. Além disso, os professores também têm acesso aos resultados, o que permite uma reflexão importante sobre sua atuação e sobre o envolvimento dos estudantes. […] Participar da avaliação é mais do que responder a um questionário, é exercer cidadania acadêmica”, reforça a presidente.
Jacyara também ressalta que a avaliação é um espaço de escuta e, para que seja produtiva, precisa ser pautada pelo diálogo ético e construtivo. “Comentários feitos com respeito e responsabilidade têm muito mais chance de serem acolhidos e transformados em ações concretas. Por outro lado, manifestações ofensivas ou discriminatórias não apenas ferem princípios éticos, como também comprometem a seriedade do processo”, enfatiza.
Os resultados das avaliações anteriores e as ações implementadas pela Universidade podem ser conferidos na página da Diretoria de Avaliação Institucional.
Texto: Thalia Zortéa
