Acadêmicos do Bacharelado em Geografia realizam atividade de campo em Foz do Iguaçu (PR)
Atividade desenvolvida na última semana a partir da disciplina de “Planejamento e Gestão Territorial” levou acadêmicos à cidade paranaense de Foz do Iguaçu para compreender as relações e contradições do planejamento e gestão do território fronteiriço.
Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro os discentes do Bacharelado em Geografia (FAENG) realizaram uma Aula de Campo, contemplada pelo Edital PROGRAD N°274/2023.
O grupo de 30 acadêmicos foi supervisionado pelo proponente da ação, professor Guilherme dos Santos Claudino, responsável pela disciplina de “Planejamento e Gestão Territorial”. Conforme cronograma, o grupo visitou a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, o Refúgio Biológico ‘Bela Vista’, o Marco das Três Fronteiras, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu e a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab.
Os alunos puderam contar com a participação do professor Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, que é pesquisador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Sergio explicou o papel da fronteira na conformação territorial do encontro entre os três países (Brasil, Argentina e Paraguai), apontando as contradições sociais e ambientais entre eles.
A atividade também contou com apoio da AGECOM, PROECE e da FAENG.
Seguem alguns registros das atividades realizadas:
Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional:
Refúgio Biológico ‘Bela Vista’:
Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu:
Marco das Três Fronteiras:
Mesquita Omar Ibn Al-Khattab:
Confraternização: